terça-feira, 11 de julho de 2017

A NOVA ERA - INSTRUÇÃO DOS ESPÍRITOS


                                        A NOVA ERA


             Deus é unico, e Moisés o Espírito que Deus enviou com a missão de fazê-lo conhecer, não somente pelos hebreus,mas também pelos povos pagãos. O povo hebreu foi o instrumento de que Deus se serviu para fazer sua revelação,através de Moisés e dos Profetas, e as vicissitudes da vida desse povo foram feitas para chocar os homens e arrancar-lhes dos olhos o véu que lhes ocultava a divindade.
              Os mandamentos de Deus, dados por Moisés, trazem o germe da mais ampla moral cristã.Os comentários da Bíblia reduziam-lhes o sentido, porque, postos em ação em toda sua pureza, não seriam então compreendidos.Mas os dez mandamentos de Deus nem por isso deixaram de ser o brilhante frontispício da obra, como um farol que devia iluminar a humanidade o caminho a percorrer.
             A moral ensinada por moisés era apropriada ao estado de adiantamento em que se encontram os povos chamados à regeneração. E esses povos, semi-selvagens quanto ao aperfeiçoamento espiritual não teriam compreendido a adoração de Deus sem os holocaustos ou sacrifícios,nem que se pudesse perdoar a um inimigo. Sua inteligência, notável no tocante às coisas materiais, e mesmo em relação às artes e às ciencias, estava muito atrasada em moralidade, e eles não se submeteriam ao domínio de uma religião inteiramente espiritual. Necessitavam de uma representação semi-material, como a que então lhes oferecia a religião hebraica.Os sacrifícios, pois lhes falavam aos sentidos,enquanto a idéia de Deus lhes falava ao espírito.
              O Cristo foi o iniciador, da mais pura moral,a mais sublime: a moral evangélica, cristã, que
deve renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los fraternos, que deve fazer jorrar de todos os corações humanos a caridade e o amor do proximo, e criar entre todos os homens uma solidariedade comum.UMA MORAL, ENFIM QUE DEVE TRANSFORMAR A TERRA E FAZE-LA MORADA  DE ESPÍRITOS PROTETORES AOS QUE HOJE HABITAM. É A LEI DO PROGRESSO, A QUE A NATUREZA ESTA SUJEITA, QUE SE CUMPRE, E O ESPIRITISMO É A ALAVANCA DE QUE DEUS SE SERVE PARA ELEVAR A HUMANIDADE.

UM ESPÍRITO ISRAELITA - MULHOUSE, 1861
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPÍRITISMO



..."SE SABEMOS QUE O SENHOR HABITA EM NÓS, APERFEIÇOAMOS A NOSSA VIDA,A FIM DE MANIFESTÁ-LO

EMMANUEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário